Trabalhos de Instalação

 
Cátia Freitas
Ano:
1983-...
 
Que Palavra Será
Ano:
2006
Movimento:
Teatro-Instalação
 
Fátima Spinola
Ano:
1984
Movimento:
Instalação
 
Miriam Gomes
Ano:
1961
Movimento:
Instalação

Instalação

A Instalação é uma “construção” artística das mais relevantes no panorama das artes no século XX e início do XXI. Embora já bastante discutida, conta ainda com frágil definição e com muitos pontos a serem pesquisados de forma incisiva.

Como boa parte da produção artística contemporânea a Instalação não permite rotulação única, por seu princípio experimental. O conceito, a intenção do artista ao formular seu trabalho é em grande parte a essência da própria obra, na medida em que a instalação emerge no contexto da Arte Conceptual.

A Instalação, enquanto poética artística permite uma grande possibilidade de suportes, a gama variada de possibilidades, em sua realização pode integrar recursos multimédia, por exemplo, vídeoarte, caracterizando-se em uma videoinstalação Esta abertura de formatos e meios faz com que esta modalidade se situe de forma totalmente confortável na produção artística contemporânea, já que a Arte Contemporânea tem como característica o questionamento do próprio espaço e do tempo.

A obra contemporânea é volátil, efémera, absorve e constrói o espaço a sua volta, ao mesmo tempo, que o desconstroi. A desconstrução de espaços, de conceitos e ideias está dentro da praxis artística da qual a Instalação se apropria para se afirmar enquanto obra.

Essencialmente é a construção de uma verdade espacial em lugar e tempo determinado. É passageira, é presença efémera que se materializa de forma definitiva apenas na memória. O sentido de tempo, no caso da fruição estética da Instalação é o não-tempo, onde esta fruição se dá de forma imediata ao apreciar a obra in loco, mas permanece em sua fruição plena como recordação.

Essa questão do tempo é crucial na Instalação, fazendo com que a mesma seja um espelho de seu próprio tempo, questionando assim o homem desse tempo e sua interacção com a própria obra. Nesta condição pode-se indicar algumas características próprias das instalações da década de 70.

A transmutação do Objecto em Instalação, ou melhor o caminho percorrido pelo Objecto Artístico até a Instalação tem exemplos precursores com Duchamp e os ambientes surrealistas.

Exponha os seus trabalhos… envie um e-mail para geral@jokerartgallery.com.