Xesko

Movimento

Contemporâneo

Ano

1962-...

Informação

Desde muito jovem que se dedicou às Artes e ao Desporto. Começou a escrever aos 14 Anos e a pintar aos 16 (Aguarelas e Tinta da China) tendo, nessa altura, publicado alguns contos, poemas soltos e gravuras em várias revistas e jornais.

Em 1986, problemas pessoais levaram a uma pausa semi-forçada na pintura que durou até ao ano de 2002. De 1986 a 1999 esteve envolvido em vários projectos musicais como técnico, músico e produtor, bem como teatrais, tendo escrito várias adaptações e duas peças originais que levou a cena. Durante esse tempo, floresceram novas ideias fortemente influenciadas pela arte africana e pela vasta obra de Salvador Dali.

Ainda no Liceu, foi Fundador e Editor da Revista "Os Bantalas" inteiramente dedicada às Artes (Pintura, Fotografia, Prosa e Poesia) e participou num concurso de pintura cujo objectivo era criar um poster/autocolante comemorativo do aniversário do M.P.L.A. ficando em 1º lugar.

Destacou-se largamente na prática Desportiva obtendo vários títulos de Campeão Nacional, em Xadrez (1977 e 1979) e em Natação (consecutivamente de 1970 a 1980). Representou o país várias vezes a nível internacional, sendo a última nos Jogos Olímpicos de Moscovo (1980).

Destacado Militante da Juventude do Partido (J.M.P.L.A.) deixou a política em 1986 quando se mudou para Portugal.

Estudou na Ex. União Soviética (como Bolsista) onde obteve a Licenciatura em Engenharia Química. A nível extra curricular, tirou os cursos de: "Desenho Científico" e "Pensamento Criativo no Pós-Modernismo".

Em Portugal, tirou o curso de Fotografia e Design Gráfico, área a que se encontra ligado até hoje.

Em 2002, obteve o Diploma do Curso de "Técnicas de Pintura para Retrato a Óleo", ministrado pelo Mestre Almaia, tendo sido convidado pelo próprio, a trabalhar no seu atelier, onde permanece até ao momento.

Tem vários trabalhos em locais públicos e está representado em várias colecções oficiais e particulares em Portugal, Rússia, França, Espanha, Brasil e Angola.

Trabalhos

 
Gravado na Retina
 
Cunhal, o Homem
 
Memórias do Passado (O Caçador e o Perdigueiro)
 
Fogo-de-Cerveja
 

 
Auto Retrato (Sem Palavras)
 
Kita
 
Flor de Amendoeira
 
A Rapariga do Boné Cor-de-Rosa
 
Por Mares Nunca de Antes Navegados
 
LOL
 
Dispersionismo, Transições
 
Mulher Grávida Deitada
 
Mens Sana in Corpore Sano
 
Força Vital
 
Deusa de Ébano